Aqui, a exposição coletiva Bese Saka apresenta as obras das artistas Sabrina Savani e Patrícia Sinox, que se complementam e se confundem. Esta, que é a terceira mostra virtual do projeto Posada 12, traz a público trabalhos em colagem digital das duas jovens artistas que se utilizam de suas experiências e das imagens do mundo como recursos em abundância para sua criatividade, luta e subsistência, em uma negociação e disputa de símbolos, significados e modos de viver.

As obras apresentadas surgiram como um processo de autoconhecimento da minha corpa preta, lésbica e periférica, também de meus ancestrais que me dão forças para prosperar e me curar, interiormente, através da arte.
Os trabalhos são reflexos de períodos diferentes e sentimentos. Cada cor ou elemento, expressa uma implosão de várias influências como também a música e a poesia.
O processo formal artístico ressignifica e visibiliza corpos que estão expostos à violência e à margem da sociedade.
Sigo acreditando que o combate contra todas as opressões podem ser expressados e denunciados através da arte. Essa que me representa, me salva e me cura.

Patrícia Sinox

Estes trabalhos expostos foram criados em momentos de reflexão acerca dos afetos que corpos pretos LGBTQI+ vivenciam e como isso é uma questão cara para nós. Foram criados em diferentes períodos e influenciados por relações afetivas diversas, portanto, refletem o meu olhar daquele momento. Além disso, buscam representar e trazer como é ser esses corpos em um mundo que não foi pensado para nós.
Dessa forma, busco trazer nos presentes trabalhos a importância da presença, do cuidado, da humanidade e da existência, uma vez que, esses corpos geralmente são obrigados a negá-las ou guardá-las para si.

Sabrina Savani

dica: clique para tela cheia

Sabrina Savani é natural de Campinas, estudante do terceiro ano de Artes Visuais na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente dispõe de um trabalho no acervo do Museu da Diversidade Sexual (MDS) de São Paulo para a exposição “Queerentena” e no acervo da Comissão de Vestibular da UNICAMP (COMVEST). No momento, sua produção artística está voltada para as interseccionalidades pelo qual seu corpo atravessa (de gênero, sexualidade e raça) utilizando a fotografia e a colagem digital como seu principal suporte.

Patricia, vulgo SinoxArts, artivista visual, estudo artes digitais e também atuo na área de designer gráfico.


Me conectei com expressões artísticas desde a infância e as referências ocidentais que eu tinha não me contemplava completamente, até achei que não seria um espaço para mim. Mas, o passado influenciou no agora. Ingressei em cursos não artísticos e por mais que tenham sido concluídos, não tinham despertado uma paixão interior em que eu me sentisse segura para atuar. Foi em janeiro de 2019 que decidi fazer um curso de artes livres e artes digitais, logo de primeira me reencontrei e todo um processo criativo que estava bloqueado aguçou minha vontade de criar e mostrar abertamente para as pessoas todos os meus sentimentos que por muito tempo foram silenciados.
Acredito que a arte é o melhor de mim, com ela eu me sinto segura para continuar.

créditos finais

artistas: Sabrina Savani e Patrícia Sinox
montagem e produção: Paula Monterrey
fotografa (Sinox): Gabriela Zanardi
homenageadas: Alice Walker, Angela Davis, Audrey Lorde, 
Leci Brandão, Jodie Turner-Smith, Leci Brandão, 
Marielle Franco, Mart'nália e Zanele Muholi
referências: Beyoncé, Bueno, 
Movimento Negro Unificado (MNU) e mais
fontes de imagem: Instituto Moreira Sales, 
Rodrigo Petrela e outros

Comments

Deixe um comentário